Estado confirma epidemia de dengue em Itapema

postado em: Geral, Notícias | 0
Por Dagmara Spautz
23/05/2019 – 16h30 – Atualizada em: 24/05/2019 – 00h13
Foto: Salmo Duarte
 
A Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) considera que Itapema, no Litoral Norte, está em condição de epidemia de dengue. A avaliação consta no boletim divulgado nesta quinta-feira à tarde pelo Estado.

Itapema tem 297 casos autóctones de dengue, ou seja, em que a transmissão ocorreu no município. Isso significa uma taxa de incidência de 469,6 casos para cada 100 mil habitantes. João Fuck, gerente de Zoonoses da Dive/SC, explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando o número de casos ultrapassa a marca de 300 para cada 100 mil moradores. .

Santa Catarina tem, no momento, 710 casos de dengue confirmados. Do total, 56 são “importados”, com transmissão ocorrida fora do Estado. Na última semana, foram confirmados 131 novos casos.

Ao todo, 87 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Há 17.568 focos identificados, em 181 municípios.

O gerente de Zoonoses da Dive alerta que, apesar da queda de temperatura, é necessário manter os cuidados para prevenir a doença.

– É importante as pessoas continuarem a limpar seus terrenos pelo menos uma vez por semana. Que não esqueçam de conferir se a caixa d’água está fechada. Todos os lugares que podem acumular água devem ser inspecionados. Só controlando o mosquito Aedes aegypti é que conseguimos evitar a transmissão de dengue, zika e chikungunya.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − quatro =